Primeira clínica de psicologia em Gravataí com mais de 25 anos de atividade. Oferecemos atendimento em psicoterapia e psiquiatria para todas as idades. Somos referência em psicologia clínica, organizacional e escolar. Trabalhamos na promoção da saúde psíquica, do bem-estar e no desenvolvimento de pessoas, das organizações e da comunidade.
Baseada na psicanálise, a psicoterapia de orientação psicanalítica possui objetivos diferentes e de menor duração que o método desenvolvido por Freud. Ela é focada nas mudanças adaptativas, com a intenção de melhorar a relação entre o paciente e a sociedade ao promover autoconhecimento.
Este tipo de tratamento auxilia no alívio dos sintomas de possíveis distúrbios e o paciente tem mais qualidade de vida.
Método psicanalítico de tratamento psicológico através de sessões de análise com alta frequência com o uso do divã. O método busca auxiliar o paciente a encontrar significado inconsciente de seus pensamentos, palavras, ações e sonhos possibilitando alívio de seu sofrimento psíquico.
Tratamento de traumas da infância, depressão, transtorno de ansiedade, problemas sexuais entre outros.
A abordagem sistêmica (systems approach) prioriza a estrutura, as inter-relações e a dinâmica dos sistemas.
Na psicoterapia, a terapia sistêmica busca abordar as pessoas não apenas no nível individual, mas também como pessoas em relacionamentos, lidando com as interações de grupos e seus padrões e dinâmicas interacionais, entendendo todos os sistemas em que aquela pessoa está envolvida como parte do processo.
A abordagem clínica está mais centrada na promoção do autoconhecimento, no processo de mudança, na aprendizagem de novos padrões de relações e interações.
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma abordagem estruturada e orientada para situações do presente e é estabelecida a partir da colaboração entre o terapeuta e o paciente.
Seu objetivo é a busca da reestruturação cognitiva sobre as emoções e comportamentos, visando desenvolver habilidades para modificar pensamentos conscientes e comportamentos disfuncionais. Essa mudança cognitiva e comportamental conduz à melhora dos sintomas e do funcionamento pessoal.
A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada que procura atender padrões mal adaptativos complexos de longa duração. Dando assim maior consideração aos fatores atuantes na infância.
O autoconhecimento sobre os esquemas e estilos de enfrentamento permite que o paciente exerça certo controle sobre suas reações identificando seus esquemas, emoções e sensações corporais.
Especialidade da medicina responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento psicofarmacológico dos transtornos que afetam a saúde mental. Como quadros depressivos, ansiosos, fóbicos, Transtorno de Pânico, Transtorno de Humor Bipolar, Esquizofrenia, TDAH e quadros demenciais. Atendimento ao público adolescentes, adultos e idosos.
A Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do indivíduo em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.
Sua aplicação é focada em favorecer a participação do indivíduo em atividades significativas para ele. Além do trabalho, do lazer e da vida social, isso inclui também tarefas diárias como comer, vestir-se, tomar banho ou estudar.
Sua função é avaliar o paciente para a construção de um projeto terapêutico que deverá favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer, focando na busca da autonomia e independência dos sujeitos dentro das suas necessidades e também proporcionar o despertar de novas habilidades e valorizar as potencialidades já existentes desta forma promovendo ao indivíduo uma melhor qualidade de vida.
A integração sensorial está relacionada com a organização no nosso cérebro para transformar as informações recebidas pelos sentidos em noções úteis para serem usadas no cotidiano. Ou seja, integração sensorial é entender o ambiente, o corpo e todos os estímulos exteriores, tendo uma reação ou aprendizado de acordo. Ou seja, integração sensorial é entender o ambiente, o corpo e todos os estímulos exteriores, tendo uma reação ou aprendizado de acordo.
A Dra. Jean Ayres foi uma das principais estudiosas sobre a teoria da integração sensorial, segundo ela: “[…] a organização das sensações do corpo e do meio ambiente em um processo frequente de reconhecimento, interpretação e ação, resultam na Integração Sensorial”.
Aprimorar a integração sensorial é uma forma de auxiliar a pessoa a desenvolver a sua atenção, percepção e aprendizado, além de outros diversos benefícios.
A integração sensorial pode ser feita por qualquer criança que apresente um desenvolvimento motor ou tátil mais lento, para que tais problemas não a atrapalhem no futuro. A terapia ocupacional é benéfica, pois identifica aquilo que mais aflige o paciente e proporciona um tratamento personalizado.
Atendimento e acompanhamento nutricional individualizado e personalizado conforme seu estilo de vida, para pacientes de todas as faixas etárias.
Nutrição Estética e Esportiva: para praticantes de exercícios físicos, emagrecimento, hipertrofia e reeducação alimentar.
Nutrição Clínica: para patologias como obesidade, hipertensão, diabetes, alergias alimentares, doenças renais, dislipidemias (colesterol, triglicerídios altos) e manejo de doenças crônicas não transmissíveis
Vegetarianos e Veganos: orientação e adaptação de planos alimentares respeitando suas individualidades.
Cirurgia Bariátrica: acompanhamento pré e pós cirúrgico
A terapia de casal busca desenvolver maior capacidade de comunicação entre o casal para que possam lidar com conflitos da relação. De modo geral, são conflitos que se originam de padrões destrutivos do casal e causam insatisfação e sofrimento significativo para ambos. Geralmente, o sofrimento é denunciado por apenas um do casal, porém a busca precisa ser em acordo de ambos, e que exista o desejo de melhorar a relação.
Tem foco nas relações familiares, é o espaço onde todos os integrantes da família poderão entender o funcionamento familiar e as interações entre eles, contribuindo para a melhoria de padrões disfuncionais, pois quando um integrante da família apresenta um sintoma toda a família é afetada, e na Terapia Familiar Sistêmica estratégias e recursos serão utilizados para a busca do equilíbrio familiar.
A Terapia Familiar vai ampliar o diálogo entre seus integrantes e qualificar a capacidade de escuta, empatia e conexão entre todos, auxiliando no processo da família como um todo e também individualmente a cada pessoa.
A terapia de grupo é uma técnica que ajuda a superar dificuldades através do contato com o outro. É a forma como se chama qualquer terapia coletiva que é realizada com várias pessoas reunidas. A proposta do grupo é permitir que os integrantes tenham voz, espaço de acolhimento e outros corpos presentes que sejam capazes de ouvir atentamente sua demanda. Ser ouvido e ouvir outros com demandas semelhantes gera a sensação de comunidade e pertencimento que aliviam o sofrimento coletivo.
Esta subcategoria de avaliação psicológica serve para candidatos nomeados que estejam realizando os trâmites para a investidura em cargo público e seja necessário realizar uma avaliação psicológica pré-admissional.
Assim, há necessidade de dois encontros para concluir esta avaliação. No primeiro dia é feita uma entrevista e aplicação de testes. No segundo dia é feita a entrevista de devolução, onde é entregue o Laudo ou a Declaração psicológica de acordo com a demanda de cada caso. O prazo para conclusão deste procedimento é de uma semana.
A avaliação psicológica vocacional é uma ferramenta que identifica as características e as preferências de uma pessoa para assim indicar quais áreas de trabalho ela tem maior aptidão e em quais ela poderá sentir-se mais realizada.
Tem o objetivo de promover as habilidades pessoais e assim permitir enfrentar as demandas que surgem da escolha profissional e do mundo do trabalho. De certa forma, esta avaliação psicológica promove o comportamento adaptativo do indivíduo ao desenvolver autoconhecimento e exercitar a tomada de decisão.
Até os 16 anos de idade
Esta avaliação é um processo com embasamento científico e é um tipo de avaliação com determinado número de encontros realizados por um psicólogo, a fim de responder um objetivo, como por exemplo; avaliar a personalidade, sofrimento mental ou um possível comportamento disfuncional. São utilizadas técnicas específicas, como entrevistas, aplicação de testes psicológicos e observações.
O Psicodiagnóstico auxilia o profissional a entender aspectos específicos, classificando e prevendo seu curso, assim como propor possíveis soluções no desenvolvimento funcional.
De segunda a sexta das 8h às 19h.
Atendimento Presencial e On-line